sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cisne Negro, com Natalie Portman


   Não, não há duvidas quanto a atuação de Natalie. Foi "perfeito" [termo usado pela personagem obcecada pela perfeição no filme], foi teatral, foi majestoso. Ela conseguiu personificar todas as faces da perturbada Nina, uma bailarina perfeccionista, extremamente tímida e sem vida social que sofre de algum distúrbio mental paranóico e ainda é controlada pela mãe possessiva [mesmo com quase 30 anos na cara]. Nina ainda consegue piorar sua vida quando consegue o papel principal do aclamado ballet O Lago dos Cisnes, onde interpreta os dois cisnes [o branco, puro e bonzinho e o negro, sensual e vingativo] e se envolve com drogas, lésbicas e um chefe/coreógrafo que se aproveita sexualmente das bailarinas da companhia. Natalie Portman conseguiu, com absoluta maestria, administrar o difícil papel de uma bailarina desnorteada e doente [por dentro e fora] cheia de conflitos com sua própria mente e personalidade. E encena perfeitamente tanto o cisne branco e virginal, quanto o ardiloso negro.
   Porém o filme em si, como obra, não me agrada. É muito arrastado e repetitivo [muito mesmo], exagerou nas cenas de sexo e masturbação [que são muitas, tantas que parecem que é uma atrás da outra, e sem cortes: pesado demais]. Toda santa hora aparece Nina mutilando a si mesma ou se envolvendo sexualmente com alguém, seja com a outra bailarina Lilly ou com o coreógrafo da companhia. As cenas sexuais são explícitas, mostra o sexo oral de lésbicas em detalhes entre outras coisas; o filme acaba ficando chato e a impressão que dá é de que não acontece nada realmente decisivo e só tem 'sacanagem'...
  Enfim, eu parabenizo os atores e quem teve a idéia de fazer uma história diferente, retratando uma bailarina paranóica e obcecada, também gostei dos efeitos do cisne negro e das alucinações e do figurino como um todo. Porém quanto ao filme.... .... ...

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