segunda-feira, 30 de abril de 2012

My Heart Belongs To You


" De novo, de novo e de novo
eu vejo o seu rosto em todas as partes..''
[30 Seconds To Mars]


Em todos os destinos que o tempo me levou a chegar, em todas as distâncias que meus pés já percorreram, em todos os caminhos que me levaram àqui eu ainda anseio encontrá-lo. Ao passo de que sei que não deteria coragem para encará-lo nos olhos, tão pouco vislumbrar sua bela face. Eu simplesmente não teria forças para vê-lo novamente. Mas, por algum motivo, eu ainda busco seus traços em todos os rostos, como se cada silhueta que passa ao meu lado carregasse um pouco de sua graça, seu sorriso e a tristeza que me causou. Eu simplesmente não quero vê-lo novamente. Mas cada rua que fica para traz faz-me lembrar todos os momentos que não tivemos - e poderíamos ter tido -, nós poderíamos ter sido tão felizes.. porém tudo o que restou são memórias, tão frias quanto a chuva fina que entoa a madrugada. E pesadelos. Eu não sonho todas as noites, porém, em todos os meus sonhos, você está. E bem se sabe que os sonhos tem um quê de demoníacos: lhe permitem um vislumbre do paraíso e com a mesma facilidade o arremessam ao abismo. Então eu acordo, escorrem lágrimas em minha face, e você não está lá, nunca esteve. Cada um destes sonhos leva com seu término um brando pedaço de mim, como flores que se esvaem ao vento. Eu simplesmente pranteio minhas noites pelo tanto medo de adormecer. Eu tenho tanto medo de você. A simples menção do seu nome traz à superfície ressentimentos e buracos tão doloridos. Que Deus faça-me pagar por todos os corações que já parti, pois o que sinto agora não desejaria a ninguém! Em cada sorriso meu, há uma mágoa. Em cada olhar, uma ausência. Em cada conquista, uma insatisfação. E em cada rosto eu vejo seus traços. Meu coração ainda busca em vão pelas palavras jamais ditas, pelos sonhos quebrados, irreparáveis. Em algum lugar eu sei que falta algo em mim. Afinal, meu coração pertence à você.

" Quem pode dizer porque o seu coração chora
quando o seu amor falece?
Só o tempo..''
[Enya]


domingo, 29 de abril de 2012

~Uma lágrima no rosto de porcelana.


" - Pinte logo esta face de porcelana, jovem gueixa. Esconda, dentre pinceladas e nuances, este semblante infeliz e sombrio, estes olhos esvaídos de júbilo. Deves estar bela e impecável tão quanto uma boneca, suntuosa ao porte de uma rainha ao mesmo que encantadora como uma flor do campo. Então pinte logo esta face de porcelana, jovem gueixa, que teu próximo cliente bate à porta.. 


"E, de repente, até a beleza me pareceu triste."
[Memórias de Uma Gueixa]

* Para aqueles que desconhecem, gueixas não são prostitutas de luxo. Apenas damas impecavelmente belas e educadas treinadas para entreter, acompanhar e serem exibidas como troféus por homens em festas e eventos importantes.

Sob o toque da libélula

" São tempos de verão
e a vida é fácil...'
[Summertimes]

Que não se acabe, que não se esvá como poeira no vento, mas a sorte está aqui. Eu sinto seu cheiro - alecrim, erva-doce, lavanda e lírios do lago -, e ela é leve e furta-cor como asas de libélula. Uma pequena libélula encantada que pousa em seu ombro quando bem quer e declara que de lá em diante seus dias nascerão rosa amarelados. E tudo de mais inusitado e bom lhe acontece repentinamente; o negro tinge-se de alvo, o triste oferece-se para ir embora, dificuldades e solidão aliviam-se em águas geladas.. vivendo em tempos de verão. Sob o toque da libélula.


My Jolly Sailor Bold


Eu me sinto afogar, vagarosa e enebriantemente. Cada vez mais profundamente na imensidão azul. As verde-claras algas e os linguados brilhantes, os coloridos corais e os assustados cardumes; todos dançam comigo agora, todos vibram ao meu redor. Olhos meus quase se fecham, e meus novos amigos desparecem lentamente num reflexo azul. Não mais há pulsar em minhas veias, nem tão pouco pensamentos em minha mente, o ar esvaiu-se de meus pulmões tão completamente que já me sinto parte deste oceano. Eu me lembro, sim me lembro de ter visto, pela última vez - antes de perder-me na escuridão - os olhos acinzentados levemente azuis, enigmáticos e cintilantes, e eu soube - oh, eu soube! -  que existiam estrelas no mar. 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um milhão de milhas distante


" E se eu pudesse começar de novo
um milhão de milhas distante,
Eu poderia me encontrar
eu poderia achar um caminho.."
[Johnny Cash]

E as mágoas passaram, tudo passou. O passado é apenas algo deixado para trás, não tem poder sobre mim. É como se tudo fosse apenas uma lama que sai com água corrente e escorre pelo ralo para nunca mais. Eu me sinto livre, não só de sonhos quebrados que me custaram tempo e energia, mas de mim mesma como era antes, e como jamais serei novamente. Mas acima de tudo eu me sinto renovada, com uma vida completamente nova. Como se houvesse realmente viajado milhões de milhas para um lugar desconhecido e lá começado do zero, sem um vintém da antiga terra no bolso. Eu me sinto neste lugar novo agora, como se, aos poucos, me encontrasse. Eu finalmente achei um caminho.

É preciso amor próprio e coragem para desistir de castelos no ar que só nos levarão a imensas quedas e lágrimas. E, afinal, para que buscar o impossível e traiçoeiro sonho láá no altar das nuvens se o caminho certo e virtuoso é logo aqui, em terra firme? Nós não voamos.

Escada escura

" Quem pode dizer para onde vão as estradas?
Só o tempo."
[Enya]


E novamente o tempo. Essa força magnífica que rege as vidas. E eu sinceramente não compreendo como podem alguns tê-lo como inimigo. Logo este tempo que nós é uma verdadeira dádiva dos céus; cicatriza feridas, propõe mudanças, transforma lágrimas desesperadas em meras lembranças, transforma os indefesos em fortes e os erros em perdão. Talvez sua maior graça seja mesmo o incerto, o 'tiro no escuro'. Disse uma vez alguém que há uma escada imaginária até o futuro, e nós enxergamos apenas um degrau de cada vez. E estava certo, ninguém sabe o próximo degrau, o tempo é sempre uma surpresa. Então hoje eu agradeço sorrindo ao tempo, por [como sempre] não ter esperado, por ter seguido avante e deixado a poeira de antigos passos para trás. Eu quero o novo e anseio por cada inimaginável surpresa que o tempo venha a me trazer. Pois onde estou hoje nunca pensei estar, e onde estarei amanhã fará com que o ontem sinta inveja. Um degrau de cada vez.

" Dizem que lá em cima o céu é da cor Azul Caribe..''

domingo, 22 de abril de 2012

Dos abismos

" Uma sereia das profundezas veio a mim
chamando meu nome na escuridão..''
[Nightwish]

Alguns diriam todas, porém eu, sinceramente, desacredito rigorosamente. Por isso afirmo que algumas mulheres têm algo de sereias. E o que são sereias, afinal? Esqueça a ruiva da Disney... Sereias são uma espécie de ''demônio'' feminino, uma criatura das profundezas que, sob a luz da lua, emerge até os rochedos de alguma praia deserta e põe-se a cantar suave e divinamente aos desavisados que passam por perto. Decorrente, a bela mulher de cabelos sempre grandes e olhar penetrante  seduz sua vítima até o azul do mar sem maiores esforços e diverte-se com a visão de seu afogamento. Então eu comparo algumas mulheres à sereias; estas damas discretas e comportadas [como a sereia, quieta em seus corais durante o dia], porém dotadas de uma sensualidade e charme inescapáveis quando deseja 'capturar seu desavisado'. A mulher com traços de sereia é como o mar; ela não pode ser presa entre os dedos, ela não pertence a ninguém. Ela vive unicamente para satisfazer seu prazer próprio [não pense besteira, hem?], ou seja, busca aquilo que quer e que lhe faz bem. Ela não se deixa humilhar por nenhum homem, nem tão pouco deixa-se desrespeitar por este mesmo. Afinal, são os viajantes que encantam-se e correm para o mar atrás das sereias, até se afogando por elas. E esta mesma mulher é simplesmente bela, talvez não na aparência externa, mas é dona de um mistério, um encanto.. Seu olhar pode ser doce ou arrebatador, conforme o ângulo que se observa. Como cada tipo de mulher tem seu artifício, as do tipo em questão trabalham com o charme, a elegância e a sensualidade.
" (...) E ele nadou, nadou. Até nem mais ver a bela criatura que persseguia, até nem mais lembrar-se de seu próprio nome. E afogou-se nos abismos do oceano."

sábado, 21 de abril de 2012

Uma lágrima no rosto de porcelana



" E, de repente, até a beleza me pareceu triste..."
[Memórias de Uma Gueixa]

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Vila


" Sabe como eu sei que ele a ama? Porque ele nunca a toca, nem para um aperto de mão casual. Às vezes não fazemos coisas que queremos com medo de que descubram o que realmente queremos.", essa é apenas uma das algumas falas desta bela obra que merece atenção especial. A Vila é um filme simplesmente poético sobre coragem, inocência e, principalmente, um filme sobre o amor. Ele retrata o cotidiano de uma secreta vila antiga onde as pessoas são ingênuas e desconhecem a violência e o ódio. O único problema desta vila reside na floresta que a cerca, lar de uma temível criatura de trajes vermelhos e sede de sangue. Neste cenário brota um admirável romance entre um rapaz dedicado ao ofício e uma encantadora moça cega, moderna para sua época e que, mesmo em sua limitação, 'enxerga' mais do que qualquer pessoa. Tudo corre perfeitamente bem até que um imprevisto abala seriamente a saúde de seu amado e Yvy [a moça cega] vê-se obrigada a enfrentar as criaturas da floresta para conseguir uma provável cura.
Como eu já disse anteriormente, trata-se de um romance poético regado de cenas que dão vontade de chorar; como aquela cena em que Yvy estende a mão na noite à espera de que seu amado venha salvá-la e não desiste de esperá-lo mesmo que uma criatura esteja correndo em sua direção. Então ele chega correndo [os violinos tocam divinamente] e, em câmera lenta, ele a salva do monstro no último segundo. Os atores são muito bons, mas destaco o já conhecido Adrien Brody [meu queridinho no filme] no papel de um doente mental de caráter discutível. Adorei o cenário, a música orquestrada tema do filme, as criaturas em vermelho, as falas [como por exemplo, "Todos me dizem para falar mais, todos me dizem que sou quieto demais. Se queres mesmo saber, eu penso em você o dia todo.  Eu faço mal o meu trabalho pensando em você e o meu único medo é pensar que você está correndo perigo. Por isso estou aqui agora, nesta varanda.  Mas eu não preciso dizer isso o tempo todo. E sim, eu vou dançar com você no nosso casamento."] adorei os detalhes, tudo. Indico este filme a qualquer um que queira ver o que é um amor de verdade que supera qualquer obstáculo e, acima de tudo, lembrar que ainda existe pureza no mundo.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Uma antiga promessa

" Porque jamais haverá um dia em que eu não pense em você.."
[Fantasma da Ópera]

Um dia, um amaldiçoado dia, eu jurei esta frase acima à alguém. Mas eu não sabia - oh, amaldiçoado seja aquele dia! - O quão poderosa é uma promessa, o quão presa estou à essas palavras. Porque jamais haverá um dia em que eu não pense em você.

And in all my nightmars, ... you are. "

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nunca foi seu de verdade


" Se quer saber se algo lhe pertence de verdade, deixe-o ir.
Se voltar, será seu para sempre.
Mas se não, nunca foi seu..."
[Indecent Proposal]

sábado, 14 de abril de 2012

Orquídeas da noite


" E há muito tempo são advertidos aqueles que pretendem aventurar-se na floresta após o cair do sol. Diz-se que quando baixam-se as nuvens douradas e soberbam no céu estrelas prateadas é a hora em que ela desperta de seu sono da beleza e espreita fora de sua gruta amaldiçoada. Então ela penteia seus belos cabelos negros e orna-lhes de pequenas flores-de-sino brancas, aos olhos, claros como o cristal das cavernas, dá-lhes uma camada fina de maquiagem e a pele amacia com água de orquídea. Bela como a lua, envolvente como essência de âmbar, ela sái para sua misteriosa caçada. Não é necessário nenhum esforço, ela apenas vaga livremente por entre árvores e arbustos, parando-se para admirar a beleza de um verde aqui e ali. Por isso, jovem ou âncio viajante, se acaso vagardes pela floresta, busque seguro refúgio pela noite; ou um suave perfume de orquídeas pode enfeitiçar-lhe por dentre os galhos e raízes... "
[Meu mesmo.]

#Fato 7.


Somos tão doutrinados à evitar a Solidão que, quando não estamos em um romance, nosso cérebro cria facilmente encantamento por qualquer um que nos sorria um pouco mais largo. "

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Berço de estrelas


"Você receberá amor, você receberá carinho. Talvez não das fontes nas quais derramou o seu, talvez não das direções para onde estás olhando. Apenas acredite e verá, tudo está cheio de amor. Você apenas não está recebendo, pois fechou suas portas. Abra-se para o amor. " [Björk]

Onde nascem as estrelas, onde desabrocham flores cobertas de orvalho, de onde desponta o brilho nos olhos e a suave melodia no pensamento. Aquele belo lugar no coração onde surgem os primeiros indícios de um sombrio, traiçoeiro e encantador sentimento chamado amor. Então eu me pego sussurrando aos ventos, suspirando aos cantos e fazendo pedidos às estrelas; resta-me esperar que se trate de um bom agouro, não uma maldição.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

I'm going to Xangrillah

" Tudo está bem no meu mundo "
[Louise L. Hay]

domingo, 8 de abril de 2012

Bons Ventos

" Então eu acredito que lá em cima o céu
é da cor Azul Caribe"
[Enya]

E se você algum dia vir-mes por aí, ao percursso de alguma estrada de terra batida ou beirando a margem de qualquer rio, pode vir comigo se acaso desejares. Desde já alerto que nada sei sobre a distância, acaso seja longa e tortuosa como um inverno europeu, ou leve e saudosa como uma primavera japonesa. Também peço para que nada leves consigo, nem mesmo o pó de sua terra preso em seus sapatos. Livre-se de tudo e qualquer coisa. Para onde vamos, não se pode haver nenhum vestígio do que foi deixado para trás. Trata-se de um mundo completamente novo e precioso, e suas riquezas são inesgotáveis. Por isso, retire seus sapatos e venha comigo, amigo; pois eu estou a caminho da Felicidade.

Ah, por fim, deixo um conselho a uma estimada pessoa, que sempre compreende as palavras:

" It's time to never hold your love"
["É hora de desistir desse amor"]
[Nightwish]

sábado, 7 de abril de 2012


" Vá, e me deixe viver
Você não foi feito para mim, eu sei
Prosseguir, prosseguir. Eu vou ser forte
Vá, e me deixe viver
Eu vou pensar em você, eu sei
Prosseguir, prosseguir
Eu devo ser forte"
[Sarah Brightman]

Louise L. Hay


Disse uma escritora, Louise L. Hay, que somos 100% responsáveis pela nossa vida. Afirmação de todo verdade, uma vez que apenas nós mesmos podemos falar, agir e pensar a nosso favor. Ela prega, com insistência, em sua obra Você Pode Curar Sua Vida, que nossos pensamentos de hoje moldam nosso futuro, que nossa condição atual é fruto de pensamentos passados; por isso devemos tomar toda a cautela com o que se passa em nossas mentes. Afinal, o que é um pensamento, além de palavras soltas que flutuam em nós? São o primeiro estágio, o 'projeto' de nossas ações, são as crenças e regras que temos sobre a vida e como deve ser vivida. Nossos pensamentos são a mais poderosa ferramenta que temos para o sucesso ou para o fracasso. Louise, como muitos outros escritores de auto-ajuda, defende a Lei da Atração [criada por Einsten há muito tempo]. Essa lei significa mais ou menos que 'você é o que você pensa', ou seja, se seus pensamentos são positivos, você atrairá coisas boas, e se são negativos, será um ímã de tragédias. Por exemplo, alguém que agradece pelo que tem, é amoroso com o próximo e mantém-se sorrindo até nos piores momentos atrairá mais bonança, amor e situações que o façam sorrir. Já aquele que vive imersso em culpa, raiva e depressão atrairá mais desgraça, mais solidão e mais tristeza. Quem puder conferir, eu indico Você Pode Curar Sua Vida, de Louise L. Hay, um livro de auto-conhecimento e, principalmente, sobre amar a si próprio acima de tudo.

" Só existem dois dias em que nada pode ser feito: ontem e amanhã." [Dalai Lama]

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eu caminho só.


" Guarde as rosas,
eu não estou morta.

Eu caminho só. "
[Tarja Turunen]

Porque eu me basto.

Quando se descobre a verdade

Por agora,
Meu coração está partido. "


Desabar.

Aquele momento que você esquece que existe alegria no mundo.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Quando se atiram flores ao lixo



É duro ser tratada como lixo
  por alguém que eu tratei como flor. "


Então por agora eu visto um par de luvas finas, óculos escuros e uma encharpe elegante, ponho-me a caminhar por vielas e esquinas desertas como a marcha solene de uma viúva. Mas o meu vestido não é negro. Eu não estaco à porta de um cemitério, apenas abro delicadamente o embrulho de seda que carrego e observo com afeição - pelos poucos, porém sinceros, sorrisos que me trouxe uma vez - a camélia rosa-pálido a qual dediquei tantos versos, tantos suspiros e tantas lágrimas desesperadas. Minha camélia rosa-pálido. Eu te almejei, como eu te almejei! Eu te quis a seu modo, exatamente como tu eras [ou como para mim se mostravas..] e lhe ornaria com um vaso de ouro polido e bronze acaso me quisesses ao seu lado. Mas, oh camélia rosa-pálido, tu não eras meu destino. E tu me descartaste como a um papel escrito. É por isso que hoje eu te tiro deste lenço de seda escura e lhe atiro ao balde de lixo. Logo após limpo minhas mãos em meu vestido vermelho.


*Mayara Priscila, vai uma dica.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como os desertos sentem da chuva



" E eu sinto sua falta
como os desertos sentem da chuva."
[Sade]



domingo, 1 de abril de 2012

Castelos no ar


" Eu estou cansado de construir castelos no ar. Colinas, verdes florestas onde as montanhas tocam o céu. Um sonho que se tornou realidade, vou viver lá até morrer. Eu estou lhe dando meu último adeus, pois nosso 'amor' não merece outra tentativa. Salve-me dos problemas e da dor. Eu sei que sou fraco, mas não posso encarar aquele garoto novamente. Eu estou cansado de construir castelos no ar.." [Don McLean]

* Construir castelos no ar: metáfora para projetos impossíveis, esperanças que não levam à lugar nenhum.